Faceta de resina: vantagens, desvantagens e quem pode usar
Ter um sorriso harmonioso é o desejo de muitas pessoas. Por isso, a área da estética odontológica tem se aperfeiçoado cada vez mais. Não é atoa que a faceta de resina tem sido um dos tratamentos mais procurados nos últimos tempos. Porém, como em qualquer outro tipo de procedimento, a técnica ainda gera muitas dúvidas.
Pensando nisso, no artigo de hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre esse método que vem se destacando no mercado. Acompanhe!
O que é a faceta de resina?
A faceta de resina nada mais é do que um laminado estético que tem como função cobrir toda a superfície de um ou mais dentes. Geralmente, ela é indicada para pessoas que desejam corrigir a cor e a forma do sorriso. Nesse sentido, ela funciona como uma capa protetora que visa uniformizar e reparar pequenas imperfeições.
O tratamento que ficou conhecido entre os famosos vem caindo no gosto das pessoas por apresentar um resultado satisfatório em pouco tempo. A aplicação da faceta é, relativamente, rápida e em pouco tempo o paciente já fica com aquele sorriso tão sonhado. Contudo, é preciso ressaltar que a técnica deve ser realizada por um
profissional
capacitado, pois caso seja feita de forma equivocada pode prejudicar a arcada dentária.
Mas, qualquer pessoa pode fazer o tratamento?
A faceta de resina é indicada tanto para recuperar dentes fraturados, quanto para questões estéticas. Não havendo restrição quanto à idade. Nesse sentido, pode ser utilizada para:
- Aproximar os dentes separados;
- Aumentar o tamanho dos dentes;
- Melhorar a aparência dos dentes quebrados ou danificados por cáries;
- Harmonizar o tamanho dos dentes;
- Alterar a coloração.
Quais são as vantagens do procedimento?
Hoje existem muitas opções de tratamento no mercado e dependendo do problema a ser corrigido, fica até difícil optar por um. Por isso, resolvemos listar quais são as principais vantagens da faceta de resina. Veja abaixo!
- Tempo de tratamento: o tempo de tratamento é um dos pontos mais questionados em qualquer intervenção odontológica. Porém, esse prazo depende muito das condições do paciente. Cada caso é um caso. Geralmente, a faceta de resina pode ser colocada no mesmo dia, em apenas uma consulta. Contudo, isso vai depender da quantidade de dentes que serão encapados.
- Menor custo: se comparada à faceta de porcelana, por exemplo, a faceta de resina possui um valor muito mais em conta. Isso faz com que ela tenha um custo-benefício muito bom, uma vez que o resultado final fica bem natural. Sendo assim, pode-se dizer que esse tipo de faceta é mais acessível.
- Resultado satisfatório: a maioria das pessoas que decidem colocar a faceta de resina se sentem confortáveis e felizes com o resultado final. Isso ocorre porque, por meio dela, é possível reproduzir diversas propriedades de cor, transparência, opacidade etc, presentes nos dentes naturais.
- Dispensa o uso de moldes: ao contrário de outros tipos de tratamentos, a faceta de resina não precisa de molde para a sua confecção. Ela é feita diretamente no dente do paciente, o que torna, inclusive, o procedimento mais rápido.
Quais são as desvantagens?
Com tantos benefícios assim, você deve estar se perguntando: existe alguma desvantagem desse método? Pois bem, como nem tudo é perfeito, existem sim alguns pontos que devem ser avaliados antes de optar pelo tratamento. Confira abaixo quais são eles!
- Mais chances de manchar: por conta do material utilizado, esse tipo de faceta tem mais probabilidade de ficar amarelada e perder o brilho ao longo do tempo. Por isso, caso você queira fazer esse procedimento, deverá ter um cuidado extra com a higienização e a alimentação.
- Menos resistente: embora a faceta de resina apresenta ótimos resultados, ela é menos resistente do que a faceta de porcelana, por exemplo. Por isso, tem mais chances de quebrar. Mas, vale destacar que essa durabilidade também vai depender da técnica utilizada pelo dentista e dos cuidados do paciente.
- Não é indicada para grandes reparos: quando é necessário fazer uma alteração muito intensa no formato dos dentes, a faceta de resina não é mais indicada, justamente, por ser mais frágil. Dentre os casos em que o procedimento não deve ser feito, destacam-se: apinhamento dental, bruxismo severo, retração gengival extensa, escurecimento dental severo etc.
Como você pôde notar, a faceta de resina pode ser uma ótima opção para quem deseja ter um sorriso dos sonhos. O custo-benefício do tratamento é muito bom, se comparado a outros procedimentos. Contudo, se você ainda tem dúvidas sobre esse tema, clique
aqui e fale com a gente. Vamos te ajudar a encontrar a melhor solução para o seu problema.
Compartilhar








