Fios de Sustentação Facial ou Fios de PDO
O que são e como é feito o tratamento
Sabe aquele famoso "bigode chinês", ou seja, aquela ruga localizada ao redor da boca, que vai do nariz até abaixo dos cantos dos lábios e deixa o rosto com uma uma marca que chama atenção mesmo de longe? Essa é uma das principais queixas que incomodam os pacientes e que podem ser resolvidas com fios de sustentação facial ou fios de PDO.
Esses fios são um dos tratamentos mais procurados nos consultórios dermatológicos nos últimos tempos, por serem poderosos bioestimuladores e por apresentarem resultados eficientes e rapidamente visíveis, deixando um aspecto natural na pele ao mesmo tempo em que tratam de sua saúde.
Na medida em que envelhecemos, passamos por diversas mudanças, entre elas, a redução da capacidade de produzir colágeno pelo organismo e, assim, a pele passa a ter um aspecto mais flácido. Perder a firmeza da pele é um dos primeiros sinais de que estamos envelhecendo, e, apesar de não existir nenhum produto milagroso que resolva essa questão, felizmente, temos opções de tratamentos que suavizam esses efeitos provocados pelo tempo e que podem auxiliar tanto no tratamento da saúde e estética da pele, quanto na prevenção.
Nesse artigo, vamos resumir o que são os Fios PDO, para que servem, como funciona o tratamento e também as indicações de tratamento. Vamos conferir?
Mas afinal, o que são os Fios de PDO e do quê são feitos?
Os fios de PDO são feitos de polidioxanona, substância sintética que se assemelha ao bioestimulador Sculptra (ácido poli-L-lático), ou seja, são totalmente absorvíveis pelo organismo, além de serem aplicados por meio de uma agulha especial ou cânula, espécie de agulha sem ponta cortante. O processo de aplicação é prático e indolor, realizado com anestesia.
Para quem é indicado o tratamento com FIOS PDO?
O tratamento com fios PDO é indicado para pacientes que buscam um aspecto mais jovial da pele e firmeza. Os fios possuem a função de estimular a produção de colágeno, além disso promovem um efeito de sustentação dos tecidos (lifting) na pele. Os resultados podem ser percebidos em algumas semanas após a aplicação, a produção de colágeno é acelerada e a aparência vai se tornando “renovada”, por isso, o aspecto mais “jovem”.
Também indicamos tratamento com os Fios PDO para pacientes que desejam:
- Reduzir a flacidez de pálpebras inferiores;
- Tratar as rugas de acordeon (da bochecha ao sorrir);
- Melhorar o aspecto das rugas e linhas de expressão ao redor dos olhos;
- Tratar as rugas da testa;
- Eliminar ou suavizar a marquinha do bigode chinês;
- Reduzir a papada e melhorar o aspecto “craquelado” e flácido do pescoço.
Quais os tipos de fios PDO que existem no mercado?
Existem os fios absorvíveis e os não absorvíveis pelo organismo, cada um possui características específicas e, por isso, a presença de um profissional certificado é fundamental, pois só ele saberá indicar o tratamento ideal para o seu tipo de pele.
Os principais tipos são: fios lisos, fios espiculados, fios parafusos, etc. Os lisos podem ser aplicados basicamente em todas as regiões da face, mesmo nas mais delicadas como as pálpebras. Também são geralmente utilizados para a melhoria da flacidez e para garantir a firmeza da pele, reduzindo as linhas de expressão e linhas que expressam envelhecimento.
Já os fios espiculados apresentam pequenas garras em sua forma, que geram o efeito "lifting" após sua inserção, ou seja, apresentam efeito quase imediato que se estende ao longo do tempo, pois o colágeno vai sendo absorvido aos poucos na pele. Enquanto isso, os fios parafusos possuem um efeito preenchedor sutil indicado para peles mais “marcadas”, podendo ser combinado com outros tipos de fio.
Como é realizado o tratamento com os Fios PDO?
O procedimento só pode ser feito por um profissional de saúde habilitado para realizar tal procedimento. Para garantir um tratamento seguro, pesquise sobre os profissionais que estão aptos para te atender. Aqui na Smille Odontologia fornecemos serviços diferenciados e tratamentos exclusivos para rejuvenescimento da pele, inclusive com os Fios PDO, com total segurança durante e após a aplicação.
Após avaliação do paciente, o mesmo recebe um dossiê de como será realizado o tratamento na clínica, quantos fios serão utilizados e onde serão colocados. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, com anestesia, e dura cerca de 40 minutos. A recomendação é que o paciente evite fazer movimentos bruscos com o rosto no dia da aplicação, porém, não é necessário repouso absoluto.
Alguns hematomas podem surgir após a aplicação, o que é absolutamente normal diante do procedimento. Com o tempo as marcas vão sendo amenizadas e desaparecem totalmente.
Qual o tempo de duração do procedimento?
A aplicação dos Fios de PDO pode ser absorvida no organismo e durar de 3 a 6 meses sem necessidade de outras aplicações, seus efeitos não são perdidos mesmo após 24 meses. Isso acontece porque o estímulo na produção de colágeno continua fazendo efeito durante esse tempo, e depende dos hábitos do indivíduo para garantir um tempo maior de duração do tratamento. Portanto, quem possui um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e prática de atividades físicas regulares, tende a apresentar um resultado mais duradouro após a aplicação dos fios de PDO.
Não existe uma idade ideal para começar a aplicação dos fios, porém recomendamos a idade mínima de 18 anos. No entanto, observamos que a partir dos 25 é que a procura começa, principalmente por mulheres que desejam retardar o processo natural de envelhecimento e utilizam o tratamento dos fios com o objetivo de prevenção.
Quer agendar uma avaliação para decidir qual o procedimento com
Fios de PDO
mais indicado para o seu caso? Fale agora mesmo conosco! Não se esqueça de nos acompanhar também nas nossas
redes sociais!
Compartilhar








